O que caracteriza a obra a cartomante?

August 14, 2020 Off By idswater

O que caracteriza a obra a cartomante?

Características da obra Este conto traz a temática da paixão proibida e do triângulo amoroso, com personagens complexos (apesar da história ser curta) que denunciam a hipocrisia da sociedade burguesa da época.

Que tipo de narrador conta a história a cartomante?

A casa do encontro era na antiga rua dos Barbonos, onde morava uma comprovinciana de Rita”. Narrando-o em terceira pessoa, neste conto, Machado de Assis caracteriza os personagens da seguinte forma: Camilo, rapaz de 26 anos, é descrito como inexperiente e sem intuição. Ele trabalha como funcionário público.

Quais são os principais fatos ocorridos na história a cartomante?

A história começa numa sexta-feira de novembro de 1869. Rita, angustiada com a sua situação amorosa, resolve consultar, às escondidas, uma cartomante que serve como uma espécie de oráculo. Apaixonada pelo amante Camilo, amigo de infância do marido, Rita teme pelos relacionamentos correrem em paralelo.

Quem são os figurantes do conto A cartomante?

Diferentemente de Hamlet o enredo em questão é formado por poucos personagens, pode-se apontar basicamente Rita, Camilo, Vilela e a cartomante, há outros personagens secundários como o homem que controla o tílburi, o pai e a mãe de Camilo que são brevemente aludidos pelo narrador.

Qual o desfecho da obra a cartomante?

Ao final desse flashback o narrador nos conta que Camilo recebera uma carta anônima que afirmava que a aventura dos amantes já era conhecida por todos. Camilo decide, então, rarear suas visitas à casa de Vilela. Essa decisão é ignorada por Rita que, insegura, passa a frequentar uma cartomante em busca de respostas.

Qual o desfecho da história a cartomante?

Quais são os ambientes que se passa a história da a cartomante?

Ambiente: a história se passa em vários ambientes diferentes. Dentre eles: Casa da cartomante: lugar sujo, com um beco escuro e amedrontador – pelo menos para o Camilo. Todas essas características criam um suspense na história. Casa de Vilela.

Qual é o tempo da história a cartomante?

No conto “A Cartomante”, de Machado de Assis, pode ser identificado dois tempos: Cronológico, sendo que este indica a época em que se passa o conto, e Psicológico, mostrando como os personagens vivenciam o tempo.

Quando o narrador de A cartomante inicia?

O conto “A cartomante” (MACHADO DE ASSIS, 7) se inicia com o narrador posicionado de modo superior em relação aos personagens e filtrando a visão que teremos dos mesmos. De qualquer forma, este narrador não toma parte direta na seqüência de eventos, cabendo-lhe apenas relatá-los.

Como Vilela descreve o processo pela qual cria uma história?

Muito pelo contrário. As perguntas sobre seu processo criativo revelaram informações interessantes. A primeira delas impressiona: Vilela escreve tudo à mão, seja um conto, seja um romance de centenas de páginas. Uma vez que termina de escrever, faz questão de ler tudo em voz alta.

Porque Rita vai a cartomante?

Rita também está cautelosa, não sabe ao certo o que sente por Camilo e também teme perdê-lo. Por isso, ela passa a encontrar periodicamente uma cartomante. A cartomante diz a Camilo que seu futuro será regado muito amor. O relacionamento entre Camilo e Rita chega ao fim, com ele mais feliz do que ela.

Qual o tempo do texto a cartomante?